Como passar o Natal no Vaticano – Missa do Galo

A grande maioria das pessoas nem sabe, mas a Igreja Católica é muito aberta para todos que quiserem conhecê-la melhor. E não é diferente na sua sede: o Vaticano. Em alguns serviços religiosos é possível participar, não só da Praça de São Pedro – o que já é maravilhoso -, mas também pode-se fazê-lo de dentro da Basílica de São Pedro.

Acredito que o valor em participar de uma celebração dessa é de grande importância tanto para os católicos quanto para as pessoas que professam outros credos e religiões. Os motivos para se querer adentrar naquela Basílica maravilhosa (e ver Papa Chico de pertinho) podem ser de cunho religioso, histórico ou mesmo curioso.

IMG_7542

IMG_7546

IMG_7545

IMG_7550

IMG_7551

IMG_7630

IMG_7619

IMG_7636

Como já comentei diversas vezes aqui, no Natal de 2017, eu e o Vinícius participamos da Missa do Galo de dentro da Basílica de São Pedro. Foi indescritível! Para nós, que somos católicos, isso teve uma importância imensa. Para nós que gostamos de história foi sensacional. E para nós que somos curiosos foi um presente.

Mas como, de fato, pode estar dentro do prédio oficial num dia tão importante?

A Missa do Galo, no Natal, é uma das celebrações que se pode ter esse acesso. Para isso, preciso ir no site do Vaticano – http://w2.vatican.va/– e baixar o formulário para a solicitação dos bilhetes. Deve-se, além disso, descriminar o número deles, deixar algumas informações das pessoas envolvidas e, uma espécie de, justificativa do porquê você está querendo ir.

Assim:

*Essa foi o formulário que eu baixei na época*

vatican

Depois, é necessário enviar uma carta ou um fax (tão old school) para o Vaticano. Aonde eu pesquisei não mencionava e-mail e eu mandei pelo correio mesmo. As informações no próprio formulário são as seguintes:

Imprima e envie o formulário por Fax para o seguinte número: (+39) 06 698 85863 ou mandá-lo por correio a: Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120, Cidade do Vaticano

Agora preste bastante atenção nesse tópico: É NECESSÁRIO FAZER A SOLICITAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA! Se você já estiver planejando passar o Natal em Roma e quiser ter essa experiência, não enrola para enviar a carta ou o fax. Segundo o que li, pede-se para enviar o pedido com até 6 meses de antecedência. Ou seja, no meio do ano já devem estar mexendo os pauzinhos.

Bom, no meio do ano eu nem imaginava ir para Roma. Acontece, que, e isso é mega importante, EU ENVIEI A MINHA CARTA DA ALEMANHA! EM SETEMBRO! Talvez se tivesse enviado do Brasil na mesma época não teria conseguido. Quem sabe…

Bom, depois você deve esperar a confirmação deles que, no meu caso, veio por e-mail (enfim!). Foi muito emocionante receber uma carta do Vaticano dizendo que eu estaria convidada a passar a noite de Natal dentro da sede deles *sim, eu dei pulinhos quando li* Ah, e essa carta veio em espanhol.

Lá eles confirmavam a minha participação na Missa, no dia 24 de dezembro, às 21h30. Eles também diziam que, devido a capacidade limitada da Basílica, isso não garantiria a minha entrada nela, devendo eu chegar mais cedo (eles sugeriam 20h, tadinhos…) para garantir meu lugar lá dentro.

Além disso, eu deveria apresentar a folha que eu havia recebido por e-mail, pois ela continha um número, para retirar os convites. Essa retirada deveria ser feita no dia anterior, das 9h às 19h; ou no mesmo dia a partir das 7h. Nós retiramos no dia anterior, para não ter problema.

Já no formulário (que foi enviado lá em setembro) tinha essa informação:

Os bilhetes para as Celebrações (totalmente gratuitos) deverão ser retirados no posto da Guarda Suíça Pontifícia, localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, colunata do lado direito), a partir do dia anterior à Celebração, das 09:00 até às 19:00 horas.

Eles destacam para o fato de serem totalmente gratuitos e isso é muito importante! Sim, tem gente que tenta vender os bilhtes ao redor da Praça. Eu não cheguei a ver nada disso, mas não duvido.

No dia 23 de dezembro de 2017 estávamos lá prontinhos para retirar nossos bilhetes laranjas. Foi emocionante ver o Vaticano, mesmo que de longe, pela primeira vez. Além disso, como eu já estava na Itália desde o dia 21/12, eu havia perdido a vergonha e estava falando italiano. E PASMEM!! ELOGIARAM MEU ITALIANO NA ENTRADA DO VATICANO. Italianos: melhores pessoas!

IMG_7538
O tal bilhete laranja

Agora preste bastante atenção nesse tópico [2]: Lembra que eu disse que na carta/e-mail de confirmação eles pedem pra chegar mais cedo e sugerem 20h? Pois então, ignora! Eu e o Vinícius chegamos lá 17h30 e a fila já estava enorme! Foi a maior fila da vida. E sim, só começou a andar até ficar próximo do horário da celebração.

Nós compramos um sanduíche ali na Praça mesmo e essa foi nossa ceia, feita na fila. O tempo só passou mais rápido para nós porque fizemos amizade com um casal de brasileiros que também estava na espera.

O mais bizarro foi que, depois que a fila começou a andar, o acesso à Basílica foi interrompido logo atrás da gente. Ou seja, devido a lotação, de tivéssemos parado para tomar um suco poderíamos ter perdido a entrada, mesmo depois de fazer tudo certo e chegado cedo. Resumindo: CHEGUE O MAIS CEDO QUE CONSEGUIR!

IMG_7524

IMG_7574
Muita gente

IMG_7583

IMG_7587
Se tinha bastante gente? Imagina…

IMG_7552

IMG_7604
Transubstanciação
IMG_7616
O Papa
IMG_7620
Os guardinhas do Papa
IMG_7624
Achamos um padre brasileiro lá!
IMG_7633
Água benta sempre cai bem

IMG_7638

IMG_7678

IMG_7679

Eu literalmente saí correndo pela Praça de São Pedro quando tive acesso. Depois, foi só aproveitar aquele clima maravilhoso de Natal e do Vaticano. Rezar com o Papa (em latim – sim, a Missa é em latim e é lindo!) e ser grata a tudo aquilo que estava acontecendo!

 

Anúncios

9 comentários sobre “Como passar o Natal no Vaticano – Missa do Galo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s